domingo, 26 de agosto de 2012

Novas Tecnologias ou novas Metodologias em Educação?



Recentemente uma pequena (ou grande) discussão veio à tona em uma conversa sobre tecnologias na educação. A professora formadora insistia em utilizar o termo “novas tecnologias da educação”. Fiquei então pensando. O que seriam novas tecnologias da educação? A formação era sobre a utilização de mídias na educação. Acredite-se se quiser mais cerca de 60% dos professores da rede pública de ensino não sabem utilizar em sala de aula ou mesmo em salas especificas recursos de mídias como computadores, dvd’s e projetores multimídia (Data show). Até ai tudo bem. Mas chamar tais tecnologias de novas não seria um pouco de exagero?
Será que nossa metodologia é tão antiga assim que aparelhos que estão fadados ao ostracismo ainda podem ser chamados de novas tecnologias?  Recentemente o MEC através do FNDE e do Programa Proinfo começaram a distribuição nas escolas de um projetor multimídia completo. Um data show que já vem completo, cabe ao professor somente trazer a aula em um pendrive e conectar na USB do mesmo.

As tecnologias, como conhecemos hoje foram inseridas na educação há muito tempo. Paulo Freire já fazia uso da TV e fitas cassetes para um experimento de educação a distancia na década de 70 do último século do milênio passado.
A questão aqui é a palavra nova. É como se tais descobertas estivessem acontecendo agora. Sei que para alguns de nós até pode ser. Mas a grande maioria de professores já utilizam de métodos educacionais utilizando-se dessas tecnologias. E vale aqui lembrar que as escolas estão cheias de aparelhos eletrônicos capazes de melhor a dinâmica de sala de aula e acabar de uma vez por todas com a mesmice de aulas chatas e intermináveis.
Alias se você fizer uma pequena busca no sítio de pesquisas Google você encontrará muitas citações a respeito de “novas tecnologias de educação”. O que queremos aqui não é criar polêmica alguma sobre o tema, mas debatermos até que ponto essas tecnologias são novas ou não.
Tecnologias na educação é um tema que sempre trabalho em minhas palestras e sempre deixo claro que tais métodos não são tão novos assim. Alguém há de falar que qualquer ferramenta educacional sendo utilizada de forma diferente é uma nova tecnologia. Será? Não! Se você utiliza o computador para apenas exibir slides em sala de aula e outro professor o utiliza para criar um blog ambos estão utilizando a mesma tecnologia (não é uma tecnologia nova), mas o segundo professor está usando uma nova metodologia ao usar o computador.
Metodologia e Tecnologias são conceitos que não podem ser, de forma alguma, afastados quando o assunto é educação. Assim, se formos observar as coisas como realmente são podemos perceber que não é a tecnologia que muda é a metodologia.
No próximo post falaremos mais sobre novas metodologias aplicadas às tecnologias na educação.

_____________________________________________________________

O Professor Sebastião Assunção é Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ubuntuca o novo Sistema Operacional dos Laptops Educacionais

Depois de mais de 4 anos de atraso o Sistema Operacional dos Uquinhas - como ficou convencionado que seriam chamados os laptops educacionais no Piauí a Universidade Federal (UFPI) autorizou as escolas que participam do projeto a trocar o sistema operacional.
O problema é que a defasagem não é só do SO. O hardware também não evoluiu. A troca do sistema é justamente para tentar dar um folego ao projeto que engatinha desde 2008.

Veja o que a escola escreveu:


A Escola Municipal Raimundinha Carvalho esta realizando a troca do Sistema Operacional dos laptops educacionais do Projeto UCA, chamados carinhosamente por estudantes e professores de Uquinha. O novo sistema operacional será o Ubuntuca, uma distribuição criada especialmente para os pequenos laptops.
O novo SO vem substituir o Metasys que rodava nestas máquinas anteriormente.

Segundo o coordenador do projeto na escola, o Professor Sebastião Assunção, o Ubuntuca vem para dar mais dinamismo ao programa já que a nova distribuição linux se adequa melhor ao hardware. Além de possuir uma gama de softwares mais atualizados como o pacote de aplicativos para escritório LibreOffice e uma quantidade enorme de joguinhos educativos.
A previsão é que todos os 423 laptops educacionais da escola estejam rodando o Ubuntuca até o fim de agosto e as formações com o novo sistema para os professores iniciará na 2ª quinzena deste mês logo que todos os professores da Escola voltarem do ParFor.  

É um processo lento e demorado. os pendrives de inicialização dão vários problemas a solução encontrada foi usar um drive externo de DVD mas como a escola não possui nenhum estamos trabalhando com um emprestado. Para a formatação e instalação de um sistema a duração é em média de 20 a 25 minutos. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vale a pena trocar o Sistema Operacional Metasys pelo UbuntUca?


Uquinha

Desde meados de 2008 o governo Federal discute sobre o Projeto Um Computador Por Aluno e sua funcionalidade. A principio uma concessionária formada por CCE e Metasys venceram a licitação e produziram os aparelhos do modelo Classmate usado até hoje no projeto que agora é chamado de PROUCA.

A distribuição Linux Metasys é um sistema operacional do tipo corporativo e pouco se encaixava nos pequenos computadores do PROUCA. A interface não se adequava e os caminhos para se encontrar um arquivo ou mesmo um aplicativo eram os mais tortuosos possíveis. A formação dos professores com esse sistema, principalmente professores que não tiveram outros contatos com computador de forma alguma acabavam se perdendo um pouco nesses caminhos. Um outro agravante era o tamanho do Metasys quando espalhado no disco rígido do Uquinha (como o pequeno laptop ficou conhecido aqui no Piauí) inviabilizava a guarda de qualquer arquivo no disco ou a instalação de um aplicativo não nativo do SO. O aplicativo de escritório instalado no Metasys não se adequou as atividades desenvolvidas nas escolas. O aplicativo de planilha eletrônica não conseguia sequer realizar uma média ponderada.
Imagem:  http://www.ubuntuca.com.br/

Então, não existe dúvida quanto a troca do sistema Operacional Metasys pelo Ubuntuca. Nada contra a distribuição Metasys, mas para o ProUca a distribuição Ubuntuca derivado do Ubuntu se encaixou perfeitamente. É uma distribuição mais moderna. Com interface adequada a utilização de crianças. Ocupa menos de um terço do disco rígido do Uquinha. Permite a instalação de outros aplicativos ao sistema, além de possuir uma suíte de escritório bem mais moderna e mais confiável o LibreOffice.


Não há dúvida. A melhor decisão tomada nestes quase 3 anos de Projeto UCA foi a troca de seu sistema Operacional.

GTUCA - Floriano

______________________________________________________________________

Para conhecer o Projeto UCA - Um Computador Por Aluno no Brasil acessem:
No estado do Piauí acessem:
Na cidade de Floriano, acessem:
_________________________________________________________________________________
O Professor Sebastião Assunção é Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade.

sábado, 30 de junho de 2012

Progitec da Escola Municipal Raimundinha Carvalho


No próximo post estaremos tratando sobre as ações do Progitec da Escola municipal Raimundinha Carvalho e do Projeto UCA - Um Computador Por Aluno!!!!
Até lá!!!!

_________________________________________________________________________


Para conhecer o Projeto UCA - Um Computador Por Aluno no Brasil acessem:
No estado do Piauí acessem:
Na cidade de Floriano, acessem:
____________________________________________________________________________________
O Professor Sebastião Assunção é Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como foi a implantação do Projeto "Um Computador Por Aluno" no Paraguai

O jornal Estadão publicou uma matéria falando sobre o funcionamento do Programa Um Computador Por Aluno no Paraguai. Leia a matéria na integra.


"O perigosíssimo analfabetismo digital

Por estas inexplicáveis coincidências da vida, semana passada, enquanto eu estava em Montevidéu dando uma conferencia para ex-alunos e futuros alunos Uruguaios do IE, conheci uma ex-aluna do Executive MBA que trabalhava num dos maiores projetos educacionais do país: o Plan Ceibal.
No dia seguinte, fui conhecer a sede do projeto e o diretor geral, Gonzalo Pérez Piaggio, com quem tive o prazer de me reunir e fazer umas perguntinhas.
Criado em 2007 diretamente pela presidência da república do Uruguai (ou seja, não depende de nenhum ministério ou ente público estabelecido), o projeto nasceu diretamente da ideia “One Laptop Per Child” concebida pelo famoso e polêmico Nicholas Negroponte do MIT (versão Wikipedia).
O projeto está comemorando 5 anos este ano, com alguns números bem impressionantes (apesar de algumas críticas, em minha opinião, menores): 100% das crianças possuem um laptop no Uruguai, o País se tornou o mais conectado da América Latina (91% da população) e praticamente eliminou o analfabetismo digital do país (todos os jovens com menos de 16 anos sabem operar um computador e têm noções de programação!). Mais de 500 mil pessoas já receberam os pequenos computadores. Tirei uma foto para vocês verem as máquinas:



Aproveitei para fazer algumas perguntinhas para o Gonzalo:
1) Como funciona a distribuição dos computadores? 
Durante os 9 anos da educação primária uruguaia os alunos recebem 2 computadores, que têm a vida útil de aproximadamente 5 anos. De 6 a 11 anos de idade, eles recebem o computador verde (mais simples), e dos 11 aos 16 o computador azul (mais potente). Os professores recebem uma versão ainda mais completa chamada Magalhães.
2) Quais foram os principais obstáculos na época?
Convencer a população de que estas máquinas não competiriam com os laptops comerciais vendidos por empresas tipo Dell, Lenovo, HP, etc, distorcendo o mercado de informática no país. Instalar ADSL e wifi em mais de 2.500 escolas em todo o país foi outro grande desafio (principalmente no campo).
3) E agora, qual o principal desafio?
Iniciar o processo de personalização da educação pública uruguaia, “desestruturando” a tradicional educação (industrializada e mecanizada) do País, que ensina as mesmas coisas, e num mesmo ritmo a todos os alunos do sistema, independentemente de suas habilidades ou afinidades com as matérias (a inspiração está claramente e abertamente baseada em Sir Ken Robinson, em outro post voltaremos a ele).
Tudo bem que o Uruguai seja um País pequeno (os críticos sempre dizem isso), mas não há dúvida de que estão educando seus jovens na direção correta. Outro ponto, talvez o mais importante, é que, sendo um dos países menos corruptos das Américas, o Uruguai consegue fazer com que os 50 milhões de dólares anuais do projeto sejam usados totalmente para o mesmo.
(...)
Contatos do autor do artigo:
____________________________________________________________________________________
Para ler a matéria no sitio original acessem:
___________________________________________________________________________________
Para conhecer o Projeto UCA - Um Computador Por Aluno no Brasil acessem:
No estado do Piauí acessem:
Na cidade de Floriano, acessem:
____________________________________________________________________________________
O Professor Sebastião Assunção é Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade. 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto UCA no Piauí adota o sistema UbuntUCA

UbuntUCA é uma remasterização do Ubuntu, desenvolvida para o uso em netbooks (como os Classmates do ProUCA) e no ambiente educacional. Sua interface é adaptada à telas pequenas, além de ser agradável, leve e funcional. Sua coleção de aplicativos é capaz de atender a praticamente todas as necessidades dos professores e alunos em sala de aula.





O UbuntUCA vem pronto para o uso, não sendo necessário nenhuma configuração extra do sistema após a instalação. É literalmente: Instalar e Usar!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Xadrez na Escola

O que fazer


O xadrez pode ser desenvolvido em várias modalidades como Xadrez de tabuleiro e xadrez humano. Agora com a democratização dos laboratórios Proinfo e dos laptops educacionais uma outra janela se abre. A possibilidade do Xadrez on line ou Xadrez Digital. O Linux Educacional proporciona ao usuário do jogo de Xadrez duas modalidades o jogo of line feito através de software instalado no computador e o On line jogado diretamente da internet. 

Por que fazer


O xadrez estimula nas pessoas, em especial nos estudantes, um grande poder de concentração e raciocínio lógico. 


Como fazer


O professor poderá utilizar o software jogo xadrez disponível no Linux Educacional ou acessando o sítio eletrônico http://www.clubedexadrezonline.com.br/, cadastrar os estudantes e jogar. 


Quando fazer


Esta ação poderá ser desempenhada pelo professor de Matemática, pelo professor de Informática e pelo professor de Química/Física no horário de suas aulas com a ocorrência mínima semanal de 1(uma) hora/aula.


Responsável


Professores das disciplinas envolvidas sob orientação do coordenador do Laboratório de informática ou professor de Informática. 



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nosso Blog atinge 2.000 visualizações

Nosso Blog atingiu na manhã desta sexta feira mais de 2.000 mil visualizações. Para um blog que trata basicamente em assuntos educacionais e principalmente Tecnologias, para nós é um grande sucesso.
Continue a acessar nosso blog. Continuaremos trazendo sempre os melhores planos de aulas sobre tecnologias e outros assuntos de interesse de professores e coordenadores em Educação.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Passos para a criação do Jogo de Perguntas e respostas em Flash MX

Conforme informei trago agora os passos para a criação do joguinho apresentado no post anterior, boa sorte a todos e bons estudos. Qualquer dúvida comente.

Você vai precisar usar uma versão do Macromédia flash, no meu caso, usei a versão MX, se você não tiver instalado no seu computador não precisa comprar você pode baixá-lo gratuitamente no superdownload (http://www.superdownloads.com.br/download/199/macromedia-flash/) a versão de teste.
Com o programa instalado você terá a seguinte interface logo que iniciar o programa:

A primeira ferramenta a ser utilizada será a ferramenta texto:


Clique na ferramenta texto vá até o palco (esse quadrado branco) clique a arraste o mouse vai aparecer um quadrado onde você deverá inserir seu texto.
Na parte circulada em vermelho (na figura a baixo) você encontrará os botões de edição de textos, a lógica aqui é muito parecida com a de um editor de texto comum como o Word, você não terá dificuldade em formata seu texto. Escolha a fonte, o tamanho e a cor.

Inserindo os botões
Nosso objetivo aqui não é atrapalhar de forma alguma o professor por isso estamos usando uma linguagem bem acessível para aqueles que não possuem conhecimento em programação. Nossa meta é que qualquer professor consiga criar esse joguinho com suas questões. Queremos criar o seu primeiro trabalho de autoria em tecnologias da educação com seus estudantes.
Pois bem vamos inserir os botões. Clique na ferramenta retângulo sua posição é mostrada na figura a baixo:

Traga o mouse para o local onde você vai inserir seu botão, escolha o tamanho e desenhe-o. Veja como deverá ficar: 




O retângulo azul será nosso botão.
Agora vá novamente à ferramenta texto e coloque sobre o botão um título. Pode ser “começar”, “jogar”, “iniciar”. Você escolhe. Vou chamar meu botão de Iniciar. Vejo como ficou:

Tenha cuidado para não esquecer de mudar a cor da fonte, que poderá está azul tal qual a cor de fundo do botão.
Vamos agora transformar nosso retângulo em um botão de verdade. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção converter em símbolo. Na caixa de diálogo “converter símbolo” coloque o nome “botão1” e clique em ok.

Agora iremos criar um vinculo deste botão com os demais frames. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o retângulo (agora é um botão). Escolha a opção “ações”. No local indicado na figura abaixo digite o seguinte código:
on (release) {
                gotoAndStop(2);
}
Este será o único código que você deverá usar em todo o seu trabalho de autoria com seus estudantes. Observe que em gotoAndStop(2) o número 2 indica o frame para qual o botão irá levá-lo ao você clicar sobre ele.

Pronto, agora temos um botão funcionando.
Antes de criarmos o outro frame, vamos mudar a cor de fundo deste. Clique com o mouse em qualquer lugar do palco. Na parte onde estava a aba ações-botões aparecerá a aba de edição do palco. No quadradinho branco selecione a cor amarela.



Agora vamos criar o segundo frame, com as perguntas.
Use a ferramenta texto pra digitar a pergunta e suas alternativas. O segredo aqui será os botões. Usando os passos acima descritos de criação de botões você irá cria um botão para colocar nas alternativas. O melhor de tudo é que você só precisa criar o botão uma vez. Depois é só arrastá-lo para perto das alternativas que você criou. Veja como vai ficar:



Clique com o botão direito do mouse sobre os botões que você criou e digite para cada botão o mesmo código do primeiro botão que criamos:
on (release) {
                gotoAndStop(2);
}
Só que no lugar do “2” você irá digitar “3” para todas as alternativas erradas e “4” para a alternativa correta.
No frame 3 você irá criar uma mensagem de erro:

E no frame 4 uma mensagem de acerto:

Observação: caso você não queira criar os botões um a um (e nem é necessário) vá em biblioteca (ctrl + L) clique e arraste o botão para o local que desejar.
Pronto. Agora é só você criar quantas perguntas quiser e sair por ai se divertindo e estudando muito com seus estudantes.
No próximo post ensinarei a colocar sons nos botões e a postar seu joguinho no seu blog ou no blog da escola. Até lá.

____________________________________________
Caso você queira um maior esclarecimento a respeito de como utilizar as ferramentas pedagógicas, gostou de algum post deste blog ou quer entrar em contato com o blogueiro deixe seu comentário.

______________________________________________
Professor Sebastião Assunção é formado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO

sábado, 7 de abril de 2012

Vamos construir um Jogo de perguntas e respostas?

Nossos estudantes, quando o assunto é tecnologias estão sempre um passo a nossa frente. No entanto nós professores podemos usar de artifícios para e conquistá-los por aquilo que eles mais gostam. No post de hoje trago um pequeno e simples jogo feito em Flash. O programinha é executável e pode ser postado em blogs e sites como o fiz aqui como um teste. lógico que os professores irão trabalhar com seus alunos as disciplinas as quais ministram. Meu modelo foi feito com algumas perguntas de informática. Mas o professor pode utilizar as perguntas que quiser.
Infelizmente, nos computadores existentes em nossos laboratórios (Proinfo) ainda não é possível de ser feito, portando o professor deverá construir seu joguinho em um computador com Flash MX ou qualquer outra versão superior. para este jogo usaremos somente o básico de flash. Para que o trabalho não vire uma tortura.

No próximo post o passo a passo. Por enquanto vá se divertindo ai e veja se consegue acertar as 6 perguntas contidas neste exemplo.



Nos próximos posts explicarei passo a passo como construir este joguinho.

_____________________________________________________________

Professor Sebastião Assunção é formado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO

quarta-feira, 4 de abril de 2012

PLANOS DE AULA: Brincando com a Matemática


Professor você sabia que é possível dá uma aula bem divertida de matemática para seus estudantes explorando a calculadora?
Objetivos

  • Ensinar contas de subtração;
  • Manuseio da calculadora
Público Alvo

  • Crianças cursando a 2ª ou 3ª séries do Ensino Fundamental
Metodologia
A lógica é bem simples o professor vai desafiar seus estudantes a criarem sequências de 03 números e subtraí-los pelo seu inverso. O professor adivinhará todos os resultados e depois ensinará aos estudantes o seu segredo.
Pois bem, se você pegar todas as combinações de números existentes no teclado da calculadora encontrará somente 09 resultados possíveis. São eles: 99, 198, 297, 396, 495, 594, 693, 792, 891.
Observe que o número do meio é sempre “9” e os números da ponta são sua soma dará sempre 9. Mais como o professor irá adivinhar o resultado da conta? Vamos lá:
321 – 123 = 198 (o professor irá perguntar qual o último número ao estudante, ao dizer o valor “8” o professor irá fazer um calculo mental “se o ultimo número é 8, então a conta será 9-8 = 1”. Logo  resposta será 198).
Os resultados mais comuns serão:
Para os números horizontais da calculadora:

  • 321 – 123 = 198
  • 654 – 456 = 198
  • 987 – 789 = 198
Para os números verticais:

  • 741 – 147 = 594
  • 852 – 258 = 594
  • 963 – 369 = 594
Para os números diagonais:

  • 753 – 357 = 396
  •  951 – 159 = 795
Assim sucessivamente. Não importa a sequência da qual os estudantes digitem se forem subtraídos por seus opostos o resultado será um dos que falamos acima.
Recursos Técnicos

  • Calculadoras comuns;
  • Computadores ou laptops educacionais.

Boa aula!!!!


Semana que vem estarei trazendo um plano de aula de geografia com o uso do google Maps... até lá!!!!




__________________________________________________________________________


Professor Sebastião Assunção é formado em Ciências da Computação pela UESP e especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Provérbio Chinês

Hoje trago um provérbio chinês muito cômodo ao processo de Ensino-Aprendizagem!!!

domingo, 25 de março de 2012

PLANOS DE AULA: Aula interdiciplinar de Matemática

Esta semana o Blog começa com uma nova série. A cada 15 dias traremos um plano de aula envolvendo aulas interdiciplinares. Esta semana trabalharemos a disciplina de matemática numa atividade simples e gostosa de se aplicar aos estudantes do ensino Fundamental.


Tema da Aula
Trabalhando as operações matemáticas e a lógica com o uso de planilhas eletrônicas.

Ementa:
Operações básicas de matemática, teoria fundamental dos conjuntos, introdução à lógica matemática (uso do se).
Objetivos:
  • Desenvolver, no aluno, as concepções básicas das operações matemáticas;
  • Estimular o uso do computador para estudar matemática;
  • Estimular o uso do raciocínio lógico pelas crianças;

Público Alvo
Estudantes da 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental.
Conteúdo da Aula
Mapa Conceitual


Teoria de Aprendizagem
O tipo de teoria que utilizaremos para esta aula será a Aprendizagem de recepção direcionada (exercício e prática) – como o trabalho que realizaremos envolve conceitos matemáticos, estes conceitos serão apresentados num primeiro momento da aula e logo após passaremos para os exercícios e a prática.

Estratégias Pedagógicas
A princípio os estudantes verão um vídeo baixado do endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=FbYF9E2XtJg, onde se mostra os conceitos básicos de planilhas eletrônicas e sua aplicação na matemática. O vídeo poderá ser exibido de duas formas especificas, direto no computador através da internet ou em um aparelho de televisão com o uso de um DVD player. Após a exibição do vídeo e os comentários necessários os alunos começarão a parte prática da aula.
O software utilizado será o Calc – Programa de planilhas eletrônicas semelhante ao Excel (da plataforma Windows). O Calc é um software livre que esta disponível nos laboratórios de informática das escolas públicas.
A tabela que será criada será igual a mostrada na imagem abaixo:

Onde:
Nos campos Notas: O aluno deverá digitar as notas obtidas nas disciplinas listadas na coluna A.
No campo Média: o aluno deverá digitar a seguinte formula para que o software entenda o que ele quer: =(B4+C4)/2 – no exemplo acima o valor declarado em B4 foi 8 e em C4 foi 4, o programa realiza a soma e a divisão retornando a célula D4 a média deste aluno, no caso 6.
Já no campo situação, realizaremos uma pequena atividade de lógica matemática.. Para que a planilha eletrônica entenda o que queremos obter com a palavra “situação” que neste caso deve ser substituída por “aprovado” ou “reprovado” tendo como base a média da escola, que em nosso exemplo é 6 faremos o seguinte: na célula E4 digitaremos a seguinte fórmula matemática: =se(D4>=6;”aprovado”;”reprovado”). Pronto, agora sempre que digitarmos as notas 1 e 2 a média do aluno e a situação será dada automaticamente pelo programa.

Resultados esperados e avaliação
No final das atividades o aluno deverá está apto a realizar as operações básicas de matemática (adição, média aritmética), compreender um pouco mais sobre o conceito de lógica matemática além de dominar um pouco mais esta ferramenta tão maravilhosa que é o computador e seus softwares.
A avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento da atividade e pela participação de cada estudante em sala de aula.

Bibliografia
GIOVANI, José Ruy. Aprendizagem e educação matemática. São Paulo: FTD, 1990.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antônio. Matemática e realidade. 2. ed. São Paulo: Atual, 1991.
MACHADO, Nilson José. Matemática por assunto: lógica, conjunto e função. São Paulo: Scipione, 1988.
YOSSEF, Antônio Nicolau; FERNANDES, Vicente Paz. Matemática: conceitos e fundamentos. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1993.

________________________________________________________________

O Professor Sebastião Assunção é Formado em Licenciatura em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí e Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC - RIO.

A proposta deste Blog é disponibilizar experiências na área de Tecnologias na Educação. Se você sentir necessidade de entrar em contato com o autor dos posts pode enviar um e-mail para saadonfilho@gmail.com ou deixar um comentário no blog. Estamos a disposição.

Autorizo o uso, desde que citado a fonte.

domingo, 18 de março de 2012

Ambientes Interativos

Os ambientes interativos invadiram a vida das pessoas no atual contexto social do qual estamos inseridos. Tentar negá-lo seria algo absurdo. Mas as formas como esses ambientes interativos agem sobre os relacionamentos das pessoas devem sim ser questionado. E, principalmente entre professores, alunos e os conteúdos envolvidos nesta relação. A internet está repleta de redes e ambientes interativos. Podemos citar vários. O próprio Sistema E-proinfo é um deste ambientes. Onde um grupo de pessoas, independente da região geográfica que esteja realizam atividades em grupo, avaliações, discussões sobre assuntos relativos a educação, principalmente no nosso caso específico. Mas há também ambientes interativos que não estão necessariamente voltados para a educação mas somente para fins de relacionamentos sociais como as tão faladas redes de relacionamentos sociais que invadem a internet e que são manias no mundo de hoje. Orkut, twitter, facebook. Um uso inadequado dos ambientes interativos pode ser visto nos telejornais que acompanhamos diariamente na televisão. Jovens que utilizam a internet para divulgarem cenas de sexo em transmissão ao vivo ou mesmo discussões de jogadores de futebol com torcedores em tempo real pela internet. Mas as redes sociais e os ambientes interativos possuem um potencial incrível. Um desses ambientes que eu gosto muito é o Facebook e o Orkut, como hoje em dia toda criança possui um desses, nada melhor que usarmos esta ferramenta para o desenvolvimento do conhecimento. As comunidades são um serviço do Orkut e/ou páginas no Facebook onde podem ser criados fóruns e somente pessoas autorizadas podem ter acesso a estas páginas, sendo assim um ambiente incrível para se trabalhar com crianças nas séries finais do Ensino fundamental.

Hoje as redes sociais são somente um pequeno exemplo de ambientes interativos de aprendizagem. Muitos outros existem e estaremos tratando deles nos próximos posts.


__________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção
Especialista em Tecnologias da Educação

sexta-feira, 9 de março de 2012

IFPI oferece 245 vagas em cursos de Especialização

As inscrições serão realizadas no período de 8 de março a 4 de abril.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Piauí divulga nesta quinta-feira, 8, edital do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu/2012. São oferecidas gratuitamente 245 vagas em 5 campi. As inscrições já estão aberta e vão até o dia 4 de abril.
 
As Especializações oferecidas são em Atividade Física e Saúde, no campus Floriano; Docência do Ensino Superior, em Parnaíba e Piripiri; Ciências Ambientais, em Uruçuí e Computação Aplicada, Matemática e Gerenciamento de Recursos Ambientais, no campus Teresina Central.
 
Os interessados devem ser diplomados em Curso Superior, conforme especificidade de cada curso, e apresentar no ato da inscrição formulário próprio, curriculum vitae comprovado,   comprovante do Diploma do Curso Superior seguido do histórico escolar, cópia da carteira de identidade, uma foto 3x4 recente e comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00.
 
A seleção será através de prova escrita, realizada no dia 14 de abril, e análise do curriculum. O resultado deverá ser publicado no site da instituição no dia 23 do mesmo mês.


Editais:
Formulário de inscrição:  download direto no sitio: 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Sites homenageiam dia internacional da mulher


O dia 8 de março é conhecido mundialmente como o dia internacional da mulher. Neste dia vários sites resolveram comemorar a data com belas homenagens. O Google foi um deles. Desde a madrugado do dia 8 o site de buscas desta com um novo doodle. Como mostra a figura abaixo.

Esta imagem ficará no ar até as 23:59 de hoje. Nas redes sociais milhares de internautas postaram fotos e post em homenagem às mulheres.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.[wikipédia]

Imagens: internet
________________________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção