segunda-feira, 6 de junho de 2011

Exercícios sobre software livre

Atividade para os Estudantes do CEEP Calisto Lobo. Questões de Concursos envolvendo Software Livre. respondam e envie para o meu e-mail.


O movimento do software livre ganhou notoriedade nos últimos anos. Esse modo de produção de software tem resultado em produtos de excelente qualidade e grande penetração em certos nichos do mercado mundial de software. A característica mais importante do software livre é a liberdade de uso, cópia, modificação e redistribuição. Esta liberdade é conferida pelos autores do programa e é efetivada através da distribuição do código-fonte dos programas, o que os transforma em bens públicos, disponíveis para utilização por toda a comunidade e da maneira que seja mais conveniente a cada indivíduo. A liberdade para usar, copiar, modificar e redistribuir software livre lhe confere uma série enorme de vantagens sobre o software proprietário.

A partir do texto acima, julgue os itens abaixo.

1. O autor tem uma perspectiva enviesada do software livre, na medida em que trata apenas dos aspectos positivos do produto, sem abordar os pontos negativos. (MC 2008)

2. O software livre tem, entre suas vantagens, a possibilidade de ser aperfeiçoado por qualquer pessoa que possua conhecimentos e idéias que agregam valor ao programa. (MC 2008)

3. A partir do momento em que é alterado e melhorado, o software livre pode ser comercializado e ter o código-fonte fechado.  (MC 2008)

4. O software livre tem como vantagem adicional a garantia, por parte de seus autores, em fornecer suporte a todos os usuários que necessitem de auxílio. (MC 2008)

5. Software livre é o mesmo que software aberto, e o seu objetivo é popularizar o uso do computador promovendo a inclusão digital. (IBAMA 2009)

6. Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa física em ambiente com sistema operacional da família Linux,  devendo haver restrições de uso a serem impostas por fornecedor no caso de outros sistemas operacionais. (PFR 2008)

7. O código-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeiçoado pelo usuário, para necessidades próprias, e o resultado de aperfeiçoamentos desse software pode ser liberado e redistribuído para outros usuários, sem necessidade de permissão do fornecedor do código original. (PFR 2008)

8. Toda licença de software livre deve estabelecer a liberdade de que esse software seja, a qualquer momento, convertido em software proprietário e, a partir desse momento, passem a ser respeitados os direitos de propriedade intelectual do código-fonte do software convertido. (PFR 2008)

9. Quando a licença de um software livre contém cláusula denominada copyleft, significa que esse software, além de livre, é também de domínio público e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar versões não gratuitas do referido software poderão fazê-lo, desde que não haja alterações nas funcionalidades originais do software. (PFR 2008)

10. Um software livre é considerado software de código aberto quando o seu código-fonte está disponível em sítio da Internet com designação .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeiçoado e estendido às necessidades dos usuários, que, para executá-lo, devem compilá-lo em seus computadores pessoais. Essa característica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietários. (PFR 2008)

11. No âmbito do governo federal tem-se dado preferência aos produtos comerciais em lugar de software livre. (MC 2008)

12. Freewares são softwares sem qualquer proteção de direitos autorais, que podem ser utilizados sem restrição de uso e de código fonte. (SA RS 2009)

Fonte:http://www.fortium.com.br/blog/material/Exercicios.Software.Livre.e.Linux.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário