Recentemente
uma pequena (ou grande) discussão veio à tona em uma conversa sobre tecnologias
na educação. A professora formadora insistia em utilizar o termo “novas
tecnologias da educação”. Fiquei então pensando. O que seriam novas tecnologias
da educação? A formação era sobre a utilização de mídias na educação.
Acredite-se se quiser mais cerca de 60% dos professores da rede pública de
ensino não sabem utilizar em sala de aula ou mesmo em salas especificas
recursos de mídias como computadores, dvd’s e projetores multimídia (Data show).
Até ai tudo bem. Mas chamar tais tecnologias de novas não seria um pouco de
exagero?
Será que nossa
metodologia é tão antiga assim que aparelhos que estão fadados ao ostracismo
ainda podem ser chamados de novas tecnologias? Recentemente o MEC através do FNDE e do
Programa Proinfo começaram a distribuição nas escolas de um projetor multimídia
completo. Um data show que já vem completo, cabe ao professor somente trazer a
aula em um pendrive e conectar na USB do mesmo.
As
tecnologias, como conhecemos hoje foram inseridas na educação há muito tempo.
Paulo Freire já fazia uso da TV e fitas cassetes para um experimento de
educação a distancia na década de 70 do último século do milênio passado.
A questão aqui
é a palavra nova. É como se tais descobertas estivessem acontecendo agora. Sei
que para alguns de nós até pode ser. Mas a grande maioria de professores já
utilizam de métodos educacionais utilizando-se dessas tecnologias. E vale aqui
lembrar que as escolas estão cheias de aparelhos eletrônicos capazes de melhor
a dinâmica de sala de aula e acabar de uma vez por todas com a mesmice de aulas
chatas e intermináveis.
Alias se você
fizer uma pequena busca no sítio de pesquisas Google você encontrará muitas
citações a respeito de “novas tecnologias de educação”. O que queremos aqui não
é criar polêmica alguma sobre o tema, mas debatermos até que ponto essas
tecnologias são novas ou não.
Tecnologias na
educação é um tema que sempre trabalho em minhas palestras e sempre deixo claro
que tais métodos não são tão novos assim. Alguém há de falar que qualquer
ferramenta educacional sendo utilizada de forma diferente é uma nova
tecnologia. Será? Não! Se você utiliza o computador para apenas exibir slides
em sala de aula e outro professor o utiliza para criar um blog ambos estão
utilizando a mesma tecnologia (não é uma tecnologia nova), mas o segundo
professor está usando uma nova metodologia ao usar o computador.
Metodologia e
Tecnologias são conceitos que não podem ser, de forma alguma, afastados quando
o assunto é educação. Assim, se formos observar as coisas como realmente são
podemos perceber que não é a tecnologia que muda é a metodologia.
No próximo
post falaremos mais sobre novas metodologias aplicadas às tecnologias na
educação.
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O Professor Sebastião Assunção é Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade.
Eu vi um erro de gramática!
ResponderExcluirNa frase: "se formo observar"
O erro foi corrigido, meu caro João Gabriel. Obrigado por acessar o blog. Abraços.
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