domingo, 25 de março de 2012

PLANOS DE AULA: Aula interdiciplinar de Matemática

Esta semana o Blog começa com uma nova série. A cada 15 dias traremos um plano de aula envolvendo aulas interdiciplinares. Esta semana trabalharemos a disciplina de matemática numa atividade simples e gostosa de se aplicar aos estudantes do ensino Fundamental.


Tema da Aula
Trabalhando as operações matemáticas e a lógica com o uso de planilhas eletrônicas.

Ementa:
Operações básicas de matemática, teoria fundamental dos conjuntos, introdução à lógica matemática (uso do se).
Objetivos:
  • Desenvolver, no aluno, as concepções básicas das operações matemáticas;
  • Estimular o uso do computador para estudar matemática;
  • Estimular o uso do raciocínio lógico pelas crianças;

Público Alvo
Estudantes da 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental.
Conteúdo da Aula
Mapa Conceitual


Teoria de Aprendizagem
O tipo de teoria que utilizaremos para esta aula será a Aprendizagem de recepção direcionada (exercício e prática) – como o trabalho que realizaremos envolve conceitos matemáticos, estes conceitos serão apresentados num primeiro momento da aula e logo após passaremos para os exercícios e a prática.

Estratégias Pedagógicas
A princípio os estudantes verão um vídeo baixado do endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=FbYF9E2XtJg, onde se mostra os conceitos básicos de planilhas eletrônicas e sua aplicação na matemática. O vídeo poderá ser exibido de duas formas especificas, direto no computador através da internet ou em um aparelho de televisão com o uso de um DVD player. Após a exibição do vídeo e os comentários necessários os alunos começarão a parte prática da aula.
O software utilizado será o Calc – Programa de planilhas eletrônicas semelhante ao Excel (da plataforma Windows). O Calc é um software livre que esta disponível nos laboratórios de informática das escolas públicas.
A tabela que será criada será igual a mostrada na imagem abaixo:

Onde:
Nos campos Notas: O aluno deverá digitar as notas obtidas nas disciplinas listadas na coluna A.
No campo Média: o aluno deverá digitar a seguinte formula para que o software entenda o que ele quer: =(B4+C4)/2 – no exemplo acima o valor declarado em B4 foi 8 e em C4 foi 4, o programa realiza a soma e a divisão retornando a célula D4 a média deste aluno, no caso 6.
Já no campo situação, realizaremos uma pequena atividade de lógica matemática.. Para que a planilha eletrônica entenda o que queremos obter com a palavra “situação” que neste caso deve ser substituída por “aprovado” ou “reprovado” tendo como base a média da escola, que em nosso exemplo é 6 faremos o seguinte: na célula E4 digitaremos a seguinte fórmula matemática: =se(D4>=6;”aprovado”;”reprovado”). Pronto, agora sempre que digitarmos as notas 1 e 2 a média do aluno e a situação será dada automaticamente pelo programa.

Resultados esperados e avaliação
No final das atividades o aluno deverá está apto a realizar as operações básicas de matemática (adição, média aritmética), compreender um pouco mais sobre o conceito de lógica matemática além de dominar um pouco mais esta ferramenta tão maravilhosa que é o computador e seus softwares.
A avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento da atividade e pela participação de cada estudante em sala de aula.

Bibliografia
GIOVANI, José Ruy. Aprendizagem e educação matemática. São Paulo: FTD, 1990.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antônio. Matemática e realidade. 2. ed. São Paulo: Atual, 1991.
MACHADO, Nilson José. Matemática por assunto: lógica, conjunto e função. São Paulo: Scipione, 1988.
YOSSEF, Antônio Nicolau; FERNANDES, Vicente Paz. Matemática: conceitos e fundamentos. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1993.

________________________________________________________________

O Professor Sebastião Assunção é Formado em Licenciatura em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí e Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC - RIO.

A proposta deste Blog é disponibilizar experiências na área de Tecnologias na Educação. Se você sentir necessidade de entrar em contato com o autor dos posts pode enviar um e-mail para saadonfilho@gmail.com ou deixar um comentário no blog. Estamos a disposição.

Autorizo o uso, desde que citado a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário