terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ubuntuca o novo Sistema Operacional dos Laptops Educacionais

Depois de mais de 4 anos de atraso o Sistema Operacional dos Uquinhas - como ficou convencionado que seriam chamados os laptops educacionais no Piauí a Universidade Federal (UFPI) autorizou as escolas que participam do projeto a trocar o sistema operacional.
O problema é que a defasagem não é só do SO. O hardware também não evoluiu. A troca do sistema é justamente para tentar dar um folego ao projeto que engatinha desde 2008.

Veja o que a escola escreveu:


A Escola Municipal Raimundinha Carvalho esta realizando a troca do Sistema Operacional dos laptops educacionais do Projeto UCA, chamados carinhosamente por estudantes e professores de Uquinha. O novo sistema operacional será o Ubuntuca, uma distribuição criada especialmente para os pequenos laptops.
O novo SO vem substituir o Metasys que rodava nestas máquinas anteriormente.

Segundo o coordenador do projeto na escola, o Professor Sebastião Assunção, o Ubuntuca vem para dar mais dinamismo ao programa já que a nova distribuição linux se adequa melhor ao hardware. Além de possuir uma gama de softwares mais atualizados como o pacote de aplicativos para escritório LibreOffice e uma quantidade enorme de joguinhos educativos.
A previsão é que todos os 423 laptops educacionais da escola estejam rodando o Ubuntuca até o fim de agosto e as formações com o novo sistema para os professores iniciará na 2ª quinzena deste mês logo que todos os professores da Escola voltarem do ParFor.  

É um processo lento e demorado. os pendrives de inicialização dão vários problemas a solução encontrada foi usar um drive externo de DVD mas como a escola não possui nenhum estamos trabalhando com um emprestado. Para a formatação e instalação de um sistema a duração é em média de 20 a 25 minutos. 

5 comentários:

  1. Olá, meu nome é Gedimar Pereira, sou desenvolvedor do UbuntUCA e coordenador do ProUCA de Brusque, SC.

    Eu gostaria de saber, se não for pedir muito, quais os problemas que ocorrem com os pendrives, já que imagino que a utilização de um driver de DVD externo deva deixar o processo de migração mais lento do que levaria utilizando vários pendrives.

    Gostaria de salientar que deve-se utilizar penrives da Kingston, que nunca deram prolema pra mim.

    Utilizar pendrives para a migração é mais eficiente, pois pode-se usar 10, 15, 20 pendrives ao mesmo tempo, formatando os laptops de 2, 3 ou até 4 turmas por dia.

    Outra recomendação, é formatar no máximo uns 4 ou 5 laptops com o mesmo pendrive, sendo necessário então, reinstalar a imagem ISO do UbuntUCA no pendrive para usá-lo novamente.

    Tem dois tutoriais no site do UbuntUCA que podem lhe ajudar:

    http://www.ubuntuca.com.br/tutoriais/34-tutoriais/46-instalando-a-imagem-iso-do-ubuntuca-em-um-pendrive

    http://www.ubuntuca.com.br/tutoriais/34-tutoriais/47-como-instalar-o-ubuntuca-3-em-seu-laptop-classmate

    Para agilizar o processo, pode-se treinar alguns alunos monitores para formatarem os Uquinhas. Isso livra o professor motivador de tão enfadonha missão, eu o libera para trabalhar mais com as questões pedagógicas do ProUCA.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom-dia Professor!!
    Estou mudando o sistema operacional dos laptops aqui da escola estadual Professora Josefa Sampaio - Natal-RN; ainda bem que não tem dado problema. Estou usando pen-drives e tem dado certo.

    ResponderExcluir
  3. Na escola Municipal Professor Herly Parente_Natal-RN para trocar o sistema para ubuntuca usamos um dvd externo e deu certo.

    ResponderExcluir