Professor você sabia que é possível dá uma aula bem divertida de matemática para seus estudantes explorando a calculadora?
Objetivos
- Ensinar contas de subtração;
- Manuseio da calculadora
Público Alvo
- Crianças cursando a 2ª ou 3ª séries do Ensino Fundamental
Metodologia
A lógica é bem simples o professor vai desafiar seus estudantes a criarem sequências de 03 números e subtraí-los pelo seu inverso. O professor adivinhará todos os resultados e depois ensinará aos estudantes o seu segredo.
Pois bem, se você pegar todas as combinações de números existentes no teclado da calculadora encontrará somente 09 resultados possíveis. São eles: 99, 198, 297, 396, 495, 594, 693, 792, 891.
Observe que o número do meio é sempre “9” e os números da ponta são sua soma dará sempre 9. Mais como o professor irá adivinhar o resultado da conta? Vamos lá:
321 – 123 = 198 (o professor irá perguntar qual o último número ao estudante, ao dizer o valor “8” o professor irá fazer um calculo mental “se o ultimo número é 8, então a conta será 9-8 = 1”. Logo resposta será 198).
Os resultados mais comuns serão:
Para os números verticais:
- 741 – 147 = 594
- 852 – 258 = 594
- 963 – 369 = 594
Para os números diagonais:
- 753 – 357 = 396
- 951 – 159 = 795
Assim sucessivamente. Não importa a sequência da qual os estudantes digitem se forem subtraídos por seus opostos o resultado será um dos que falamos acima.
Recursos Técnicos
- Calculadoras comuns;
- Computadores ou laptops educacionais.
Boa aula!!!!
Semana que vem estarei trazendo um plano de aula de geografia com o uso do google Maps... até lá!!!!
__________________________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção é formado em Ciências da Computação pela UESP e especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário