quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Softwares Encontrados nos computadores – PROINFO






Os computadores oferecidos pelo Programa Proinfo vêm com o Sistema Operacional Linux Educacional do Mec, sistema esse desenvolvido especialmente para funcionar nos laboratórios de Informática. A vantagem deste sistema operacional, além de ser gratuito, é a grande quantidade de softwares educativos inseridos que vão desde jogos de matemática a atividades de lógica de programação. Os principais programas inseridos são:
·         BrOficce - Nele estão instalados o Impress, o Base, Draw, o Calc e o Writer. – estes programas são muito parecido com as versões 2003 do pacote Office da MicroSoft.

Na parte da Internet, temos os navegadores Firefox e o Konqueror. Temos inclusive o Messenger para Linux (aMSN). Distribuições Linux mais modernas já apresentam navegadores Chrome.
Para visualizar arquivos em.pdf, o Linux Educacional apresenta o Okular.
Na parte de Gráficos, encontramos o GIMP, Inkscape, Muan, PDF Editor, Kolourpaint, DigiKam, Ksnapshot e Gwenview.
Na parte de multimídia encontramos:
§  Editor de Audio Audacity – Um dos melhores editores de áudio gratuito disponível na internet e funciona em Windows e Linux; ótimo para a edição de podcast. O áudio após a edição pode ser armazenado em MP3.
§  Editor de Vídeo Kdenlive,
§  Editor de Vídeo Avidemux,
§  Editor de Vídeo Kino,
§  Mixagem de Som Kmix,
§  Multimedia Converter,
§  Gravação de CD/DVD K3b,
§  Reprodutor Áudio Amarok,
§  Reprodutor Multimídia VLC Media Player,
§  Webcam XawTV

O Linux Educacional é voltado, principalmente, para escolas, embora possa ser utilizado em computadores domésticos.
Programas educacionais
1.1.        Ambiente de programação
§  Linguagem Logo (KTurtle) – ótimo programa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes. O programa pode ser usado também para a criação de figuras geométricas através de fácil sequência de programação.
§  Linguagem de Programação (Squeak)

1.2.        Ciência
§  Tabela Periódica dos Elementos (Kalzium)
§  Teoria dos grafos de Rocs
1.3.        Física
§  Simulador físico interativo (Step)
1.4.        Geografia
§  Globo na área de trabalho (Marble)
§  Planetário virtual (KStars)
§  Treinamento em Geografia (KGeography)
1.5.        Idiomas
§  Aprender o Alfabeto (KLettres)
§  Ferramenta de referência/Estudo do Japonês (Kiten)
§  Jogo da forca (KHanMan)
§  Jogo da Ordenação de Letras (Kanagram) – Excelente opção para a Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
§  Treinador de Vocabulário (Parley)
1.6.        Jogos
§  41 jogos, incluindo Sudoku, xadrez, TuxMath e Homem-Batata.
1.7.        Matemática
§  Calculadora Gráfica (KAlgebra)
§  Desenho com funções matemáticas (KmPlot)
§  Exercícios com frações (KBruch)
§  Geometria Dinâmica (GeoGebra)
§  Geometria Interativa (Kig)
§  software Matemático (Cantor)
1.8.        Multidisciplinar
§  Série Educacional (Gcompris)
§  Desenho (Tux Paint)
1.9.        Português
§  Jogo Simon Diz (Blinken)
§  Treinador de Vocabulário (KWordQuiz)
Assim coordenadores e professores poderão planejar suas aulas sob os programas citados acima. Cabe ressaltar que além dos softwares instalados nos computadores do Programa Proinfo a internet oferece uma quantidade muito variada de softwares e plataformas on line que podem ser utilizadas livremente.
Entre esses serviços, podemos citar:
1.10.      Buscas e pesquisas: Professores e estudantes podem pesquisar termos, assuntos da aula e realizar pesquisas avanças para dinamizar as aulas e otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
·         Google www.google.com;
·         Wikipédia – enciclopédia - www.wikipedia.org.br
·         Cadê – www.cade.com.br
·         Bing – www.bing.com
1.11.      Mídias on line: Professores e estudantes com a ajuda de softwares instalados no computador poderá criar vídeos e programas de rádio e utilizar sítios on line para compartilhá-los. Além de vídeos e áudio a internet oferece bons meios de divulgação de trabalhos como blogs e redes sociais.
·         Youtube – www.youtube.com – permite o compartilhamento de vídeos e a criação de canais próprios – assim uma boa alternativa seria cria o canal da escola no youtube;
·         Podcast – www.podcastonline.com – para a disponibilização de áudios gravados por professores e estudantes e disponibilizados na rede;
·         Blogspot – www.blogspot.com – sítio especializado na criação e compartilhamento de blogs – Os professores e estudantes podem criar o jornal on line da escola e disponibilizá-lo na internet através de blogs.
·         Orkut, facebook e assemelhados – para incentivar o uso das tecnologias professores podem criar grupos de discussões on line e atribuir nota aos estudantes que participarem a vantagem destas redes sociais é que os grupos podem ser fechados e participar somente estudantes de uma determinada turma ou dividi-la por assuntos.
·         Plataformas WIKI – plataformas WIKI são espaços disponibilizados na internet onde o próprio usuário cria seus verbetes e pesquisas, sendo que os textos podem ser editados por outros usuários.
1.12.      Sítios educacionais: Eterna fonte de pesquisa para professores e gestores. Alguns destes sites oferecem panos de aulas, dicas e orientações.
·         Portal do Professor – www.portaldoprofessor.mec.gov.br;
·         E-proinfo – www.e-proinfo.mec.gov.br – portal de formação de professores do mec;
·         Muitos sítios de grandes empresas como UOL, Globo, Microsoft, Claro, Itaú entre outros disponibilizam sítios próprios com conteúdos educacionais;

____________________________________________________________

Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.


Um comentário:

  1. MUITO BOM. Este espaço é mesmo para socialização de coisas boas. Lembro a você que nos pregões mais atuais a suite de escritório é o LibreOffice.

    ResponderExcluir