quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Artigo: Internet: uma moeda de duas faces?

Fonte da imagem: www.cearanews.com.br 
Indiscutivelmente a internet foi uma das maiores revoluções na história do homem moderno. Fechamos o segundo milênio com chave de ouro ao consolidarmos a internet como o principal meio de comunicação da humanidade. Já se passou 13 anos de um novo século o XXI. Muitos nem pensavam que poderíamos chegar tão longe, no entanto chegamos. E a internet com isso? Como a humanidade passou a ser tão dependente de um único meio de comunicação tão rapidamente. O que é internet? Tudo que está na internet é verdade? Vejo muitos questionamentos sobre a internet no meu dia a dia. Vejo que as pessoas ainda possuem sérias dúvidas sobre o funcionamento desta tão intrigante rede. Vejo que muitos estão usando-a de forma incorreta, não só jovens, mas profissionais que deveriam observar de um ângulo diferente as vantagens e desvantagens de uma rede mundial de computadores.
Se não fosse pela internet provavelmente você nem estaria lendo este texto agora. Não sei nem mesmo se seria publicado em algum jornal escrito ou livro. O fato é que milhares de opiniões chegam ao alcance de bilhões de pessoas a todo o momento e nem sempre sabemos diferenciar o que é correto do que é falso. Como saber se o que escrevi aqui é correto? Mas porque resolvi escrever este texto mesmo? Talvez seja porque dias desses vi uma professora “elaborando” uma avaliação que seria impressa para mais de 1000 estudantes e a mesma havia algumas questões com as respostas confusas e algumas até mesmo com a resposta errada. Ao ser questionado pelo rapaz que iria fotocopiar as avaliações sobre essas questões a professora respondeu que as tinha tirado da internet e por isso estariam corretas. Tal fato gerou um pequeno debate no setor onde a moça trabalhava e um pequeno grupo foi formado para analisar as avaliações.
Tal situação acontece a todo o momento no mundo. Milhares de pessoas colhem informações na rede e simplesmente não buscam por fontes corretas e acabam realizando trabalhos equivocados ou mesmo passando informações erronias a seus clientes, alunos, professores entre outros. A todo o momento estudantes ávidos por abreviarem trabalhos escolares ou jornalistas que não procuram ir a fonte da verdade apenas replicam informações encontradas na própria rede passando inverdades a frente.
Há 03 anos um site de Teresina, capital do Piauí, publicará que as músicas de natal estariam proibidas por lei municipal. Vários sites nacionais replicaram a informação, inclusive grandes portais de notícias. Não sabiam eles que a fonte da notícia era um site de humor que só publica notícias de ficção. Dias depois os grandes portais tiveram que se desculpar com seus leitores. Se eles erram porque não erraríamos também.

Recentemente vi em meu perfil no facebook um comunicado na linha de tempo de vários amigos que em 72 horas o mesmo se tornaria pago e o usuário deveria colocar aquele texto em seu perfil para se livrar do pagamento. Não sei quem criou a brincadeira mais deve está sorrindo até agora. Pois muitas pessoas acreditaram só porque estava lá na internet. Não tiveram nem o trabalho de pesquisar pra saber se a informação era verídica. Meu deus que saudade do tempo da televisão!

____________________________________________________________

Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário