quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Artigo - Informática na Educação - Aulas de Informática na Escola Municipal Raimundinha Carvalho


As aulas de informática sempre causaram confusão entre professores de informática e coordenadores escolares devido à metodologia que seria usado para repassar tal conhecimento às crianças. Muitas escolas utilizam a informática como uma ferramenta de apoio pedagógico. Mas como isso funciona? Nas principais escolas pesquisadas o laboratório de informática fica a dispor dos professores das disciplinas curriculares a espera que estes possam planejar uma aula com a utilização do computador pelos alunos.
O problema é que este tipo de metodologia nem sempre funciona, principalmente na cidade de Floriano, isto porque, os laboratórios de informática não dão suporte necessário a outras disciplinas, os professores não têm o preparo nem o conhecimento necessário para, nem mesmo, planejarem uma aula no laboratório de informática. Segundo o coordenador de informática desde 2009 que a escola tenta implantar um programa de treinamento em informática, mas não consegui. Na maioria das vezes os próprios professores manifestam desinteresse pelo curso ou encontram justificativas para não participarem dos treinamentos.
Outro fator que contribui para o isolamento dos laboratórios de informática está centrado nas próprias crianças. A grande dúvida é qual a idade para se começar a trabalhar os conceitos de informática na escola. Sabemos que as crianças entram em contato cada vez mais cedo com os computadores seja em casa, nas lan houses ou mesmo na escola. Mas a idade para se trabalhar com essas crianças ainda não foi definida claramente.
No entanto, tais problemas não impediu a escola Municipal Raimundinha Carvalho, de trabalhar um currículo diferente para as aulas de informática na escola. O primeiro passo foi a separação do que se podia trabalhar em determinadas séries, criando um padrão de ensino aprendizagem na área de informática dentro dos padrões dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a interdisciplinaridade. Assim buscou-se trabalhar editores de texto com a disciplina de Língua Portuguesa, Planilhas eletrônicas com matemática e assim por diante.
Para as crianças mais novas, um psico - pedagogo trabalha os conhecimentos elementares da informática com um material desenvolvido na própria escola. Nestas séries os estudantes recebem noções básicas e itens como hardware e software são vocábulos constantes nas conversas e nas atividades dos pequenos.
Assim buscamos um aprofundamento desta experiência pedagógica em laboratórios de informática, observando suas vantagens e suas desvantagens no contexto da educação no processo de ensino-aprendizagem.  
Para a grande maioria dos alunos da escola Municipal Raimundinha Carvalho o único contato deles com o computador acontece na escola. Assim as aulas de informática não são somente “aulas de informática” é a chance de essas crianças entrarem em contato com o mundo inteiro. De conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes das suas. As aulas de informática é um tipo de inclusão, não só digital, mas muito mais social. Assim desde o ano de 2010 a escola Raimundinha Carvalho, do município de Floriano vem testando um novo método para as aulas de informática.
As crianças matriculadas na 1ª série do ensino fundamental têm uma visão geral sobre o que é a informática, através de uma apostila elaborada e produzida na própria escola que aborda vários temas interdisciplinares e pequenos softwares. Os mais usados para esta etapa são o Paint (no Windows) ou o Draw e o TuxPaint (em distribuições Linux) para a confecção de desenhos e para textos os professores utilizam o bloco de notas ou programas similares do Linux.
Dentro do conteúdo trabalhado nesta série, professores de informática e professores de sala discutem e planejam juntos às aulas. Temas como direitos e deveres, educação no trânsito, partes de um vegetal entre outros. Tais conteúdos são divididos e estudados nas duas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Com uma boa base de conhecimento em informática, os alunos da 3ª série trabalham especificamente a disciplina Língua Portuguesa juntamente com o software para editoração de textos. Os mais utilizados nas aulas são o Word (do pacote Office para Windows) ou o Write (do pacote OpenOffice para Linux).
Nas aulas de informática os alunos seguem um determinado cronograma que prever todas as aulas desde a primeira até a última. Esses alunos devem, acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa, escrever um livro. As criações dos alunos são impressas e apresentados a comunidade em um evento realizado pela escola no final do ano letivo.
Os estudantes da 4ª série têm uma visão bem ampliada dos cálculos matemáticos com a utilização de planilhas eletrônicas. A metodologia aplicada neste contexto é usar os conhecimentos que os alunos adquirem em sala de aula com a disciplina de matemática e possam está utilizando esse conhecimento nas aulas de informática. Além dos conteúdos vistos em sala de aula o professor de informática dar uma ênfase maior no conteúdo com a utilização de softwares como o Excel ou o Calc, programa de computadores específicos para a criação e manipulação de fórmulas matemáticas, noções de lógica e construção de gráficos e tabelas. No fim do ano letivo os alunos devem apresentar como trabalho de conclusão da disciplina de informática sua planilha de notas completo juntamente com um gráfico mostrando a evolução do aluno nos quatro bimestres do ano letivo.
Este, talvez, seja a série mais esperada pelas crianças que estudam na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, é porque na quinta série começam as aulas de internet propriamente dita, antes disso os alunos utilizam a internet somente para pesquisa e com a ajuda de um monitor. A partir de então o professor de informática cria, junto com seus alunos, e-mails, e começa então a confecção de uma página pessoal na internet para cada aluno. O programa utilizado para a confecção de páginas de internet é o bloco de notas (se o computador for equipado com Windows) ou um editor de texto qualquer em computadores Linux. Os navegadores utilizados são o Internet explore, Fire Fox ou o Chrome.
O professor de informática, agora, recebe auxílio do professor de inglês, já que para a confecção das páginas de internet, as crianças deverão aprender uma linguagem própria para a criação dessas páginas o HTML. Para a criação dos botões e folders que vierem a utilizar na confecção da página os alunos utilizam os conhecimentos adquiridos anteriormente em softwares como o Paint, por exemplo. Os trabalhos são realizados em duas etapas, a primeira com a construção do site (off-line) e a segunda parte consiste na publicação da home-page e manutenção da mesma.
Para o 7º ano estamos trabalhando uma rádio on-line, juntamente com o professor de Língua Portuguesa que ajuda na criação dos roteiros dos programas. O 8º ano trabalha edição de imagens, principalmente fotos e trabalhos publicitários com a ajuda do professor de artes. E no 9º ano os estudantes metem a mão na massa, literalmente, com o curso de montagem e manutenção de microcomputador, os trabalhos são realizados com a colaboração do professor de Ciências (Química e Física).
Talvez esta não seja a melhor forma de ensinar informática em laboratórios de informática. Muitos estudiosos poderiam até dizer que o computador é somente uma ferramenta para auxiliar os professores das disciplinas auxiliares. Mas como o aluno vai realizar pesquisas ou mesmo estudar determinada atividade no computador se ele nem mesmo reconhece seu funcionamento? A solução encontrada pela escola Municipal Raimundinha Carvalho pode não resolver todos os problemas da escola. Mas mostrou durante todo o ano de 2010 que é uma formula válida para a realização da inclusão digital e social de seus alunos. Alunos estes que só tocam um computador na escola.
O computador não deixou de ser uma ferramenta para o auxilio do professor de sala de aula, ele só ganhou um redirecionamento pois, agora os alunos podem estudar diretamente no laboratório de informática disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, física, além das disciplinas de formação do caráter social da criança.

Verificou-se neste período que as crianças estiveram mais tempo na escola, as aulas de informática além de ensinar contribuiu para a melhoria do comportamento dos alunos em sala de aula e no aproveitamento final de suas notas associando a prática do laboratório de informática a teoria de sala de aula.
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Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.

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