O nível de educação de um povo se mede pelo desenvolvimento dos países.
Qual será o pais que chegará a um desenvolvimento pleno se não tiver como
prioridade a educação? E neste contexto aparece a figura do professor por ser o
elemento de ligação “direto” entre todos aqueles que construirão o caminho do
país aos níveis de países desenvolvidos.
Como está a relação dos professores com a sociedade que o cerca? Hoje
mais que nunca sabemos que o trabalho do professor está sendo visto por mais
pessoas, esta sendo cobrado pop pais de alunos, pela direção da escola ou
universidade e principalmente pelo governo.
Infelizmente o que temos visto, no Brasil, atualmente é um descaso
enorme com a figura do professor, o que vem causando uma onda de
descontentamento e repudio a uma das profissões mais dignas e bonitas do mundo,
o profissional professor.
Recentemente em Floriano uma criança foi vaiada ao falar que queria ser
professora quando crescesse. Um fato lamentável, apoiada inclusive por
profissionais da área de educação.
Então como manter um bom relacionamento com a comunidade que ensina seus
filhos a repudiarem a figura do professor? E da própria categoria que procura
figurar sempre entre as classes dos “coitadinhos”. Felizmente apesar das
pessoas que “estão” professores temos os professores de verdade. Aqueles que
realmente querem a modernização da educação no Brasil e o seu desenvolvimento
como um país realmente desenvolvido.
O professor é um elo de ligação entre o aluno e o conhecimento, que pode
ser lateral ou bi-lateral. Ou seja, o professor não está em uma sala de aula
somente para ensinar, ele está ali para aprender, também. O professor busca em
suas atividades um equilíbrio que nenhuma outra profissão consegui, a união de
pais, gestores e do aluno em torno de um ideal comum. E este ideal só é
alcançado quando todos trabalham juntos. Caso contrário a educação não atinge
sua meta proposta.
Outro ponto relevante é a formação de professores. Todo as áreas da
educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores
que privilegie a formação do docente em todos os seus aspectos principalmente
no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia e da identidade
profissional. Um desafio novo a cada aula planejada.
Os desafios vividos pelos professores exigem qualificação de aquisição
de competências não mais restrito a um profissional especializado mas sim ao
domínio de múltiplas habilidades que favoreçam uma atuação ampla e flexível. A
função não se restringe somente aos aspectos de formação mas também o alcance
das múltiplas direções.
Temos ainda os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem
que requerem do professor universitário uma boa preparação para lhe dar com
todos os tipos de situações.
Para que os professores universitários tenham um bom desempenho em suas
funções é necessário, além de estarem bem capacitados, é preciso que tais
profissionais construam alternativas teórico-metodologicas para sua atuação
profissional. Mas quais seriam essas alternativas?
As alternativas mais viáveis são programas de capacitação continuada,
além de especializações, mestrados e doutorados. Também é importante considerar
que mudanças na formação do professor têm como limite os próprios interesses e
valores que orientam os docentes e que presidem a cultura das Universidades e
Faculdades. Para analisar tais interesses e valores é preciso identificar e
observar os novos elementos que se infiltram com grande vigor nos sistemas de
ensino no sentido de gerenciá-los de forma mais eficiente. Essas novas formas
de gerenciamento não são exclusivas dos sistemas de ensino, mas encontram-se
disseminadas nos diferentes setores do sistema público.
Assim somente com um total equilíbrio de todas as partes que compõem o
ensino superior poderemos realmente chegarmos a uma educação superior de
qualidade. E nos orgulharmos dos nossos filhos quando estes disserem em publico
que desejam ser professores quando crescerem.
Assim com um investimento forte na educação e principalmente no
professor teremos condição de no futuro termos uma educação de qualidade, e
quem sabe, atingiremos os tão sonhados níveis de países desenvolvidos. É
importante deixarmos claro que a melhoria na educação passa diretamente pelo
professor e que enquanto não tivermos um reconhecimento adequado, com salários
que satisfaçam as necessidades dos docentes a educação brasileira continuará
com os percentuais atuais ou podemos chegar ao cumulo desses números virem a
piorarem.
Referências...
Fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em:
http:// www.unimar.br/ciencias/5-10-1.html
COLLELO, Silvia Gasparian. A formação de professores na perspectiva
escolar. São Paulo, USP, 2006.
COLELLO, Silvia. “Para onde vai a formação do professor?” In International Studies on Law and Education 1. São Paulo, Harvard
Law School Association/ EDF / Mandruvá, 1999. Disponível em:
http://www.hotoppos.com.
SILVA, Maria de Lourdes. Mudanças de Comportamentos e Atitudes.
São Paulo, Moraes, 1996.
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O Professor Sebastião Assunção é Formado em Licenciatura em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí e Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC - RIO.
A proposta deste Blog é disponibilizar experiências na área de Tecnologias na Educação. Se você sentir necessidade de entrar em contato com o autor dos posts pode enviar um e-mail para saadonfilho@gmail.com ou deixar um comentário no blog. Estamos a disposição.
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