quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Projeto Uca chega às Escolas do Campo

O Projeto UCA - Um Computador Por Aluno, chegará em 2013 às escolas do Campo. A cidade de Floriano será beneficiada com 03 escolas. A Coordenação municipal já começou a criar uma estratégia de trabalho para a implantação do projeto nas escolas. Vejam matéria publicada no site do Governo Federal.

O atendimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) será ampliado a 35.440 escolas do campo, localizadas em 4.112 municípios doPaís. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e faz parte das metasdo Programa Nacional de Educação doCampo (Pronacampo). 
Entre as medidas previstas, está a entrega de computadores portáteis a 50 mil estudantes de 4.890 escolas de pequeno porte, por meio doprograma Um Computador por Aluno. Serão distribuídos, ainda, computadores interativos para 30.255 escolas, além de cinco mil laboratórios de informática, em 3.913 escolas, que atenderão quase 983 mil estudantes. Os equipamentos serão entregues em 2013.
A ampliação da participação das escolas docampo no Proinfo tem como meta contribuir para a inclusão digital por meio da ampliaçãodo acesso a computadores, a conexão à rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas do campo. A Portaria nº 68, publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de novembro, determina que o MEC viabilize e garanta a entrega e instalação dos equipamentos nas escolas.
Os gestores municipais têm até o dia 30 de novembro para manifestar, por meio doSistema de Gestão Tecnológica (Sigetec)do MEC, o interesse em receber os equipamentos e informar a infraestrutura já instalada no local.

Proinfo

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) é um programa educacional que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O Proinfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Pronacampo
Lançado este ano, o Programa Nacional de Educação do Campo tem o objetivo de atender escolas rurais e quilombolas com ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas; formação de professores; educação de jovens e adultos; e educação profissional e tecnológica.
O objetivo é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade naspequenas propriedades e garantam a distribuição de renda. O programa atenderáescolas rurais e quilombolas.
O Pronacampo trabalha a educação contextualizada, ou seja, promovendo a interação entre conhecimento científico e os saberes das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário