sábado, 11 de fevereiro de 2012

Algoritmos - lição 1

Se existe algo básico em informática, então esse algo deve ser chamado de algoritmos. Nenhum programa que se preze pode ser iniciado sem este conhecimento. Com a ajuda do site wikipedia formulamos aqui um breve manual sobre o que é algoritmos, sua história e suas aplicabilidades.
Começaremos com o seu conceito.
Segundo o Wikipedia, algoritmo é uma sequencia finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O mais engraçado é que nossos professores sempre começam algoritmos com sequencias bem simples de atos comuns do nosso dia a dia. Talvez isto até funciona para a compreensão da matéria. O problema, no entanto, é na hora de transformar esses passos simples de nossas ações do dia a dia em algo mais complexo como por exemplo um algoritmo de programação.
Ainda segundo a wikipedia: Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.
O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.
A palavra algoritmo tem origem no sobrenome, Al-Khwarizmi, do matemático persa do século IX Mohamed ben Musa, cujas obras foram traduzidas no ocidente cristão no século XII, tendo uma delas recebido o nome Algorithmi de numero indorum, sobre os algoritmos usando o sistema de numeração decimal (indiano). Outros autores, entretanto, defendem a origem da palavra em Al-goreten (raiz - conceito que se pode aplicar aos cálculos).


No próximo post da série entraremos no mundo complexo dos algoritmos propriamente dito e principalmente suas aplicabilidades.


Prof. Sebastião Assunção.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário