A internet realmente é uma ferramenta que veio facilitar a vida de estudantes e trabalhadores em geral. Hoje podemos fazer de tudo na internet. Podemos usar aplicativos online para a realização das mais diversas atividades. A internet possui um acervo de conteúdos sobre os mais variados tipos que estão à disposição do usuário em questão de segundos. Para estudantes de cidades pequenas que contam com poucas bibliotecas ou mesmo para estudantes que moram em grandes cidades mas que não dispõe de tempo suficiente para ir a uma biblioteca a internet é a melhor opção. No entanto alguns cuidados devem ser tomados quando se faz uma pesquisa utilizando a internet. É preciso ter certeza da origem das fontes da informação.
Outro cuidado que, principalmente nos professores, devemos ter diz respeito ao uso da informação pesquisada por nossos alunos na grande rede. Muitas vezes esses alunos copiam as pesquisas para os editores de texto e não se dão ao luxo nem mesmo de lê-lo. Apenas o imprimem e entregam ao professor no dia da aula. Devemos ensinar a nossos alunos como realmente se faz uma pesquisa na internet. Um mesmo assunto deve ser pesquisado exaustivamente em vários sites diferente e só depois as idéias principais de cada site serão unidas formando o trabalho final.
Vejamos alguns dos principais serviços encontrados na internet:
· Notícias – talvez seja este o maior número de sites disponíveis na internet atualmente. Grandes empresas jornalísticas mantêm sites jornalísticos que são atualizados a todo o momento. A informação é mais rápida e o a cesso é bem mais simples.
· Pesquisa – A internet trouxe uma inovação que em nenhum outro dispositivo eletrônico nunca se tinha visto. Os mecanismos de buscas. Os motores de pesquisas. É sites que realizam em questões de milésimos de segundo uma varredura na rede identificando o termo digitado pelo usuário. O grande destaque dos buscadores on line é o Google (www.google.com.br).
· Blogs – São sites particulares onde o usuário posta suas idéias, seus sentimentos, suas experiências, etc. muitos blogueiros se tornaram famosos com seus post e alguns até conseguem viver as custas só do trabalho de blogueiro. Um dos principais sites de hospedagem de blogs é o blogspot que recentemente foi adquirido pela Google.
· E-mail – Correspondências escritas em papel é coisa do passado. Hoje todos os brasileiros possuem um e-mail ou mais de um. Os E-mails são solicitados para quase todas as atividades online que você for realizar. Além de ser a forma mais barata de correspondência da atualidade.
· Sites de relacionamento – virou uma febre entre os adolescentes e pós-adolescentes também. Sites como o Orkut, facebook e o twitter recebem milhares de acessos por dia em todo o mundo.
· Visualização de imagens de satélites e mapas – O Google e a Bing disponibilizam imagens de satélites e mapas online onde é possível enxergar a poucos metros do chão. Em algumas regiões é possível ver até imagens em 3d.
· Enciclopédia – há alguns anos surgiu na internet um site com uma proposta inovadora o Wikipédia. Um site que tinha a proposta de em pouco tempo acumular a mesma quantidade de verbetes ou uma quantidade maior que a famosa Enciclopédia Britânica. A grande novidade foi a criação da plataforma wiki onde o próprio usuário conceitua os verbetes.
Além dos serviços citados acima existem uma quantidade infinita de outros serviços. Sítios de armazenamento online, jogos, questionários, edição de imagens, publicações de fotos, vídeos (o youtube é uma realidade na internet), enfim existem milhares de serviços e cabe a nós professores filtrarmos o que nossos alunos podem ou não acessar com segurança.
Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário