segunda-feira, 6 de junho de 2011

Exercícios sobre software livre

Atividade para os Estudantes do CEEP Calisto Lobo. Questões de Concursos envolvendo Software Livre. respondam e envie para o meu e-mail.


O movimento do software livre ganhou notoriedade nos últimos anos. Esse modo de produção de software tem resultado em produtos de excelente qualidade e grande penetração em certos nichos do mercado mundial de software. A característica mais importante do software livre é a liberdade de uso, cópia, modificação e redistribuição. Esta liberdade é conferida pelos autores do programa e é efetivada através da distribuição do código-fonte dos programas, o que os transforma em bens públicos, disponíveis para utilização por toda a comunidade e da maneira que seja mais conveniente a cada indivíduo. A liberdade para usar, copiar, modificar e redistribuir software livre lhe confere uma série enorme de vantagens sobre o software proprietário.

A partir do texto acima, julgue os itens abaixo.

1. O autor tem uma perspectiva enviesada do software livre, na medida em que trata apenas dos aspectos positivos do produto, sem abordar os pontos negativos. (MC 2008)

2. O software livre tem, entre suas vantagens, a possibilidade de ser aperfeiçoado por qualquer pessoa que possua conhecimentos e idéias que agregam valor ao programa. (MC 2008)

3. A partir do momento em que é alterado e melhorado, o software livre pode ser comercializado e ter o código-fonte fechado.  (MC 2008)

4. O software livre tem como vantagem adicional a garantia, por parte de seus autores, em fornecer suporte a todos os usuários que necessitem de auxílio. (MC 2008)

5. Software livre é o mesmo que software aberto, e o seu objetivo é popularizar o uso do computador promovendo a inclusão digital. (IBAMA 2009)

6. Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa física em ambiente com sistema operacional da família Linux,  devendo haver restrições de uso a serem impostas por fornecedor no caso de outros sistemas operacionais. (PFR 2008)

7. O código-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeiçoado pelo usuário, para necessidades próprias, e o resultado de aperfeiçoamentos desse software pode ser liberado e redistribuído para outros usuários, sem necessidade de permissão do fornecedor do código original. (PFR 2008)

8. Toda licença de software livre deve estabelecer a liberdade de que esse software seja, a qualquer momento, convertido em software proprietário e, a partir desse momento, passem a ser respeitados os direitos de propriedade intelectual do código-fonte do software convertido. (PFR 2008)

9. Quando a licença de um software livre contém cláusula denominada copyleft, significa que esse software, além de livre, é também de domínio público e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar versões não gratuitas do referido software poderão fazê-lo, desde que não haja alterações nas funcionalidades originais do software. (PFR 2008)

10. Um software livre é considerado software de código aberto quando o seu código-fonte está disponível em sítio da Internet com designação .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeiçoado e estendido às necessidades dos usuários, que, para executá-lo, devem compilá-lo em seus computadores pessoais. Essa característica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietários. (PFR 2008)

11. No âmbito do governo federal tem-se dado preferência aos produtos comerciais em lugar de software livre. (MC 2008)

12. Freewares são softwares sem qualquer proteção de direitos autorais, que podem ser utilizados sem restrição de uso e de código fonte. (SA RS 2009)

Fonte:http://www.fortium.com.br/blog/material/Exercicios.Software.Livre.e.Linux.pdf

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Série Reflexões sobre as Tecnologias na Educação

Pensar na formação do professor para exercitar uma adequada pedagogia dos meios, uma pedagogia para a modernidade, é pensar no amanhã, numa pespectiva moderna e própria de desenvolvimento, numa educação capaz de manejar e produzir conhecimento, fator principal das mudanças que se impõem nesta antevéspera do século XXI. E desta forma seremos contemporâneos do futuro, construtores da ciência, e participantes da reconstrução do mundo...”

(Moraes 1993)

domingo, 3 de abril de 2011

Série Serviços Oferecidos na Internet – sites de Busca

Baseado no post do dia 21 de março, onde publiquei os slides de uma palestra que dei em algumas escolas públicas para formação de professores, resolvi criar uma série explicando cada um dos slides. Neste primeiro encontro falaremos dos sites de pesquisa. Lembrando que todos os textos deste blog são autorais e as fontes de alguns textos serão citados no fim do artigo. Autorizo a reprodução desde citado a fonte. Boa leitura.

Não é de hoje que o Google é o sítio de busca mais usado da internet. Na verdade essa história surgiu no ano de 1996 quando um grupo de amigos que faziam doutorado  criaram um sistema de busca diferente dos existente até então. Hoje os sites de busca são parada obrigatória ao se navegar na internet.  Mas você sabia que existem outros sites de busca? Existem sim. Outro site bem usado para vasculhar a internet é o Cadê do Yahoo e o Bing da Microsoft.

Mas como funcionam os sites de busca?
A idéia é simples. Ao digitar um termo qualquer no campo pesquisar do site e clicar em “pesquisar” entra em ação os “motores de buscas”. Esses motores vão direto ao verbete procurado. Em questão de segundos a pesquisa é realizada e a quantidade de páginas encontradas é apresentada.
Uma boa forma de sempre ser visto pelos “motores de busca” é marcar seus posts com palavras chaves chamadas de marcadores. Por exemplo para este post iremos usar como marcadores as palavras pesquisa e motores de busca.

Professor faça uma experiência, digite seu nome no campo pesquisar de um sitio de pesquisa da web e descubra tudo que já foi publicado a seu respeito na WEB. Você irá se divertir bastante.

Mais informações sobre Motores de busca estão no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motores_de_busca.
Mais informações sobre a Google: http://pt.wikipedia.org/wiki/Google

Primeira interface do Google em 1996


No próximo post irei falar sobre os sítios de vídeos. Até lá! 

terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto HQ - Machado de Assis... O Maior escritor do Brasil

A história em quadrinhos acima retrata (em resumo) a vida do escritor brasileiro Machado de Assis. O presente trabalho fez parte de um projeto interdisciplinar desenvolvido para trabalhar com os estudantes várias áreas do conhecimento juntas.
Para esta aula acontecer será necessário a participação dos professores de Arte, Língua Portuguesa e Informática.

1º Passo – Língua Portuguesa

Os estudantes, em sala de aula, desenvolvem um roteiro, criam uma história com personagens e cenários bem definidos.

2º Passo – Arte

Após a criação dos roteiros os estudantes, juntamente com o professor de artes, deverão dar movimento à história. Dar-lhe vida. O professor poderá sugerir aos estudantes que se crie uma charge, uma história em quadrinhos ou mesmo uma tirinha.

3º Passo – Informática

Os desenhos deverão ser digitalizados e salvos em um pendrive ou no disco rígido do computador.
Com a ajuda de um editor de imagens o estudante poderá dar os últimos retoques no seu trabalho e inserir os textos nos balões. Aconselha-se o uso da fonte comic sans MS para dar um ar mais verdadeiro ao seu trabalho. Os melhores desenhos deverão ser expostos no mural da escola e no sitio ou blog caso a escola os possua.
________________________________________________________________

* Ao professor que se interessar por este projeto, ou por outros projetos mostrados aqui, entre em contato com seu autor Professor Sebastião Assunção, autor deste blog.

________________________________________________________________

Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.  

segunda-feira, 21 de março de 2011

Palestra sobre Tecnologias na Educação

Recentemente ministrei uma palestra sobre o uso das tecnologias em uma escola pública da rede estadual na cidade de Floriano. Resolvi colocar os slides para uma melhor compreensão daqueles que assistiram a palestra e também para os que não a viram.
























Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novidades do Projeto UCA

Li na revista Linux Magazine deste mês uma matéria bem interessante sobre o Projeto UCA – Um Computador por Aluno. A matéria trazia as novas configurações do novo Laptop escolhido para o projeto. Nesta nova versão a tela de LCD de 7 polegadas foi substituída por uma tela de 10’. O sistema Operacional, que antes era o Metasys, será substituído pela distribuição Mandriva. O fabricante do modelo ClassmatePC será a Positivo.

Nos meus próximos posts trarei mais informações sobre o Projeto UCA do qual faço parte da equipe de implantação aqui na cidade de Floriano.

Desvendaremos em miúdos o que é este Projeto e como ele irá funcionar nas escolas publicas de todo o Brasil. Além disto prometo trazer um quadro comparativo entre os laptops da primeira distribuição (CCE) e os da nova distribuição (Positivo). Isto para hardware. As avaliações quanto ao Sistemas Operacionais também serão testadas por mim. Qual será a melhor distribuição para os laptops UCA o Metasys ou o Mandriva?

Até breve!        

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Conectando...

A internet realmente é uma ferramenta que veio facilitar a vida de estudantes e trabalhadores em geral. Hoje podemos fazer de tudo na internet. Podemos usar aplicativos online para a realização das mais diversas atividades. A internet possui um acervo de conteúdos sobre os mais variados tipos que estão à disposição do usuário em questão de segundos. Para estudantes de cidades pequenas que contam com poucas bibliotecas ou mesmo para estudantes que moram em grandes cidades mas que não dispõe de tempo suficiente para ir a uma biblioteca a internet é a melhor opção. No entanto alguns cuidados devem ser tomados quando se faz uma pesquisa utilizando a internet. É preciso ter certeza da origem das fontes da informação.
Outro cuidado que, principalmente nos professores, devemos ter diz respeito ao uso da informação pesquisada por nossos alunos na grande rede. Muitas vezes esses alunos copiam as pesquisas para os editores de texto e não se dão ao luxo nem mesmo de lê-lo. Apenas o imprimem e entregam ao professor no dia da aula. Devemos ensinar a nossos alunos como realmente se faz uma pesquisa na internet. Um mesmo assunto deve ser pesquisado exaustivamente em vários sites diferente e só depois as idéias principais de cada site serão unidas formando o trabalho final.
Vejamos alguns dos principais serviços encontrados na internet:
·         Notícias – talvez seja este o maior número de sites disponíveis na internet atualmente. Grandes empresas jornalísticas mantêm sites jornalísticos que são atualizados a todo o momento. A informação é mais rápida e o a cesso é bem mais simples.
·         Pesquisa – A internet trouxe uma inovação que em nenhum outro dispositivo eletrônico nunca se tinha visto. Os mecanismos de buscas. Os motores de pesquisas. É sites que realizam em questões de milésimos de segundo uma varredura na rede identificando o termo digitado pelo usuário. O grande destaque dos buscadores on line é o Google (www.google.com.br).
·          Blogs – São sites particulares onde o usuário posta suas idéias, seus sentimentos, suas experiências, etc. muitos blogueiros se tornaram famosos com seus post e alguns até conseguem viver as custas só do trabalho de blogueiro. Um dos principais sites de hospedagem de blogs é o blogspot que recentemente foi adquirido pela Google.
·         E-mail – Correspondências escritas em papel é coisa do passado. Hoje todos os brasileiros possuem um e-mail ou mais de um. Os E-mails são solicitados para quase todas as atividades online que você for realizar. Além de ser a forma mais barata de correspondência da atualidade.
·         Sites de relacionamento – virou uma febre entre os adolescentes e pós-adolescentes também. Sites como o Orkut, facebook e o twitter recebem milhares de acessos por dia em todo o mundo.
·         Visualização de imagens de satélites e mapas – O Google e a Bing disponibilizam imagens de satélites e mapas online onde é possível enxergar a poucos metros do chão. Em algumas regiões é possível ver até imagens em 3d.
·         Enciclopédia – há alguns anos surgiu na internet um site com uma proposta inovadora o Wikipédia. Um site que tinha a proposta de em pouco tempo acumular a mesma quantidade de verbetes ou uma quantidade maior que a famosa Enciclopédia Britânica. A grande novidade foi a criação da plataforma wiki onde o próprio usuário conceitua os verbetes.
Além dos serviços citados acima existem uma quantidade infinita de outros serviços. Sítios de armazenamento online, jogos, questionários, edição de imagens, publicações de fotos, vídeos (o youtube é uma realidade na internet), enfim existem milhares de serviços e cabe a nós professores filtrarmos o que nossos alunos podem ou não acessar com segurança.

Sebastião Assunção é Graduado em Ciências da Computação pela UESPI e Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC-RIO. Atualmente é gestor e Organizador do Projeto UCA – Um Computador por Aluno na Escola Municipal Raimundinha Carvalho, na cidade de Floriano.