Hoje trago um provérbio chinês muito cômodo ao processo de Ensino-Aprendizagem!!!
quinta-feira, 29 de março de 2012
domingo, 25 de março de 2012
PLANOS DE AULA: Aula interdiciplinar de Matemática
Esta semana o Blog começa com uma nova série. A cada 15 dias traremos um plano de aula envolvendo aulas interdiciplinares. Esta semana trabalharemos a disciplina de matemática numa atividade simples e gostosa de se aplicar aos estudantes do ensino Fundamental.
Tema da Aula
Trabalhando as operações matemáticas e a lógica com o uso de planilhas eletrônicas.
Ementa:
Operações básicas de matemática, teoria fundamental dos conjuntos, introdução à lógica matemática (uso do se).
Objetivos:
- Desenvolver, no aluno, as concepções básicas das operações matemáticas;
- Estimular o uso do computador para estudar matemática;
- Estimular o uso do raciocínio lógico pelas crianças;
Público Alvo
Estudantes da 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental.
Conteúdo da Aula
Mapa Conceitual
Teoria de Aprendizagem
O tipo de teoria que utilizaremos para esta aula será a Aprendizagem de recepção direcionada (exercício e prática) – como o trabalho que realizaremos envolve conceitos matemáticos, estes conceitos serão apresentados num primeiro momento da aula e logo após passaremos para os exercícios e a prática.
Estratégias Pedagógicas
A princípio os estudantes verão um vídeo baixado do endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=FbYF9E2XtJg, onde se mostra os conceitos básicos de planilhas eletrônicas e sua aplicação na matemática. O vídeo poderá ser exibido de duas formas especificas, direto no computador através da internet ou em um aparelho de televisão com o uso de um DVD player. Após a exibição do vídeo e os comentários necessários os alunos começarão a parte prática da aula.
O software utilizado será o Calc – Programa de planilhas eletrônicas semelhante ao Excel (da plataforma Windows). O Calc é um software livre que esta disponível nos laboratórios de informática das escolas públicas.
A tabela que será criada será igual a mostrada na imagem abaixo:
Onde:
Nos campos Notas: O aluno deverá digitar as notas obtidas nas disciplinas listadas na coluna A.
No campo Média: o aluno deverá digitar a seguinte formula para que o software entenda o que ele quer: =(B4+C4)/2 – no exemplo acima o valor declarado em B4 foi 8 e em C4 foi 4, o programa realiza a soma e a divisão retornando a célula D4 a média deste aluno, no caso 6.
Já no campo situação, realizaremos uma pequena atividade de lógica matemática.. Para que a planilha eletrônica entenda o que queremos obter com a palavra “situação” que neste caso deve ser substituída por “aprovado” ou “reprovado” tendo como base a média da escola, que em nosso exemplo é 6 faremos o seguinte: na célula E4 digitaremos a seguinte fórmula matemática: =se(D4>=6;”aprovado”;”reprovado”). Pronto, agora sempre que digitarmos as notas 1 e 2 a média do aluno e a situação será dada automaticamente pelo programa.
Resultados esperados e avaliação
No final das atividades o aluno deverá está apto a realizar as operações básicas de matemática (adição, média aritmética), compreender um pouco mais sobre o conceito de lógica matemática além de dominar um pouco mais esta ferramenta tão maravilhosa que é o computador e seus softwares.
A avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento da atividade e pela participação de cada estudante em sala de aula.
Bibliografia
GIOVANI, José Ruy. Aprendizagem e educação matemática. São Paulo: FTD, 1990.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antônio. Matemática e realidade. 2. ed. São Paulo: Atual, 1991.
MACHADO, Nilson José. Matemática por assunto: lógica, conjunto e função. São Paulo: Scipione, 1988.
YOSSEF, Antônio Nicolau; FERNANDES, Vicente Paz. Matemática: conceitos e fundamentos. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1993.
________________________________________________________________
O Professor Sebastião Assunção é Formado em Licenciatura em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí e Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC - RIO.
A proposta deste Blog é disponibilizar experiências na área de Tecnologias na Educação. Se você sentir necessidade de entrar em contato com o autor dos posts pode enviar um e-mail para saadonfilho@gmail.com ou deixar um comentário no blog. Estamos a disposição.
Autorizo o uso, desde que citado a fonte.
Marcadores:
informática na educação,
matemática,
Planos de aula
domingo, 18 de março de 2012
Ambientes Interativos
Os ambientes interativos invadiram a vida das pessoas no atual contexto social do qual estamos inseridos. Tentar negá-lo seria algo absurdo. Mas as formas como esses ambientes interativos agem sobre os relacionamentos das pessoas devem sim ser questionado. E, principalmente entre professores, alunos e os conteúdos envolvidos nesta relação. A internet está repleta de redes e ambientes interativos. Podemos citar vários. O próprio Sistema E-proinfo é um deste ambientes. Onde um grupo de pessoas, independente da região geográfica que esteja realizam atividades em grupo, avaliações, discussões sobre assuntos relativos a educação, principalmente no nosso caso específico. Mas há também ambientes interativos que não estão necessariamente voltados para a educação mas somente para fins de relacionamentos sociais como as tão faladas redes de relacionamentos sociais que invadem a internet e que são manias no mundo de hoje. Orkut, twitter, facebook. Um uso inadequado dos ambientes interativos pode ser visto nos telejornais que acompanhamos diariamente na televisão. Jovens que utilizam a internet para divulgarem cenas de sexo em transmissão ao vivo ou mesmo discussões de jogadores de futebol com torcedores em tempo real pela internet. Mas as redes sociais e os ambientes interativos possuem um potencial incrível. Um desses ambientes que eu gosto muito é o Facebook e o Orkut, como hoje em dia toda criança possui um desses, nada melhor que usarmos esta ferramenta para o desenvolvimento do conhecimento. As comunidades são um serviço do Orkut e/ou páginas no Facebook onde podem ser criados fóruns e somente pessoas autorizadas podem ter acesso a estas páginas, sendo assim um ambiente incrível para se trabalhar com crianças nas séries finais do Ensino fundamental.
Hoje as redes sociais são somente um pequeno exemplo de ambientes interativos de aprendizagem. Muitos outros existem e estaremos tratando deles nos próximos posts.
__________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção
Especialista em Tecnologias da Educação
Hoje as redes sociais são somente um pequeno exemplo de ambientes interativos de aprendizagem. Muitos outros existem e estaremos tratando deles nos próximos posts.
__________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção
Especialista em Tecnologias da Educação
sexta-feira, 9 de março de 2012
IFPI oferece 245 vagas em cursos de Especialização
As inscrições serão realizadas no período de 8 de março a 4 de abril.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Piauí divulga nesta quinta-feira, 8, edital do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu/2012. São oferecidas gratuitamente 245 vagas em 5 campi. As inscrições já estão aberta e vão até o dia 4 de abril.
As Especializações oferecidas são em Atividade Física e Saúde, no campus Floriano; Docência do Ensino Superior, em Parnaíba e Piripiri; Ciências Ambientais, em Uruçuí e Computação Aplicada, Matemática e Gerenciamento de Recursos Ambientais, no campus Teresina Central.
Os interessados devem ser diplomados em Curso Superior, conforme especificidade de cada curso, e apresentar no ato da inscrição formulário próprio, curriculum vitae comprovado, comprovante do Diploma do Curso Superior seguido do histórico escolar, cópia da carteira de identidade, uma foto 3x4 recente e comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00.
A seleção será através de prova escrita, realizada no dia 14 de abril, e análise do curriculum. O resultado deverá ser publicado no site da instituição no dia 23 do mesmo mês.
Editais:
Especialçização: http://www.ifpi.edu.br/Sitio_arquivos/[B@f85b6.pdfEdital%20Especializa%C3%A7%C3%B5es.pdf
Formulário de inscrição: download direto no sitio:
quinta-feira, 8 de março de 2012
Sites homenageiam dia internacional da mulher
O dia 8 de março é conhecido mundialmente como o dia internacional da mulher. Neste dia vários sites resolveram comemorar a data com belas homenagens. O Google foi um deles. Desde a madrugado do dia 8 o site de buscas desta com um novo doodle. Como mostra a figura abaixo.
Esta imagem ficará no ar até as 23:59 de hoje. Nas redes sociais milhares de internautas postaram fotos e post em homenagem às mulheres.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.[wikipédia]
Imagens: internet
________________________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção
sábado, 3 de março de 2012
O que é B2B, B2C, C2B, C2C?
Semana passada alguns candidatos a Professor de Informática da Educação Básica do IFPI tomaram um susto com a prova dissertativa. A questão de número 31 pedia que os candidatos explicassem o que significava as siglas B2B, B2C, C2B, C2C relativos ao e-commerce que está em plena expansão em nosso pais e no mundo. Muitos candidatos não conseguiram explicar o que seriam essas siglas.
Veja como era a questão:31 Após a internet tornar-se comercial, muitas negociações foram fechadas exclusivamente em meio virtual, e isso tem gerado uma gama de serviços diversos implementados na grande rede. A partir dessa evolução surgiu um conjunto de siglas para expressar esses diversos serviços.
Disserte sobre a evolução do e-commerce no Brasil e explique quais serviços são oferecidos sob as siglas B2B, B2C, C2B, C2C.
Mas afinal o que significam essas siglas?
Segundo o Wikipédia, temos:
Business to Business - B2B é o nome dado ao comércio associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transacções comerciais. O B2B pode também ser definido como troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios.
A Internet tem revolucionado os negócios, desempenhando um papel fundamental na transformação do mundo em um enorme mercado global, criando assim uma "economia digital". E-Business começa a ser uma necessidade cada vez maior para as empresas se manterem competitivas na economia digital de hoje, deixando de ser uma mera questão de escolha. AInternet tem criado oportunidades para as empresas expandirem os seus mercados, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e a satisfação dos clientes e colaborando com os seus parceiros, bem como com os concorrentes. O comércio B2B é uma área em que tais empresas podem atingir tais níveis de eficiência. Para responder ao desafio da globalização do comércio electrónico, as empresas precisam de um processo eficaz e eficiente que satisfaça os negócios da necessidade de comprar e vender produtos de forma mais económica e eficaz.
Consequentemente, identificam-se, de entre vários, três grupos principais de portais B2B, a saber (Carvalho, 2006, p.38):
- Portais para colaboradores (intranet) – são portais em que a empresa promove a comunicação interna, i. e., para com os seus colaboradores e entre colaboradores. Estas redes são restritas aos colaboradores da empresa ou grupo de empresas, permitindo o acesso a um conjunto de recursos da rede interna dessa empresa ou grupo de empresas. Através destes portais é possível unir os colaboradores da empresa, independentemente do local físico onde se encontrem e, portanto, vencer as distâncias que os separem;
- Portais para parceiros (extranet) – são portais em que se promovem as relações entre empresas (B2B) ou entre uma dada empresa e as empresas com quem ela pretendem manter relações. São, portanto, redes que unem a empresa e os seus parceiros de negócio, com o objectivo de promover a colaboração e a partilha de informação;
- Portais de terceiros ou e-markeplaces – são plataformas de intermediação que promovem a união de várias organizações compradoras e vendedoras. A negociação de produtos e serviços tem como suporte a Internet, que facilita e promove a compra online, num ambiente de muitos compradores e muitos fornecedores e/ou em ambientes mais limitados e dependentes, também, das características monopolistas, oligopolistas ou abertas dos mercados de origem das ofertas e procuras.
Business-to-consumer, B2C, também business-to-customer, é o comércio efectuado directamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidorfinal, através da Internet (Note-se: consumidor e não ainda necessariamente cliente, pois o consumidor pode estar ainda apenas a conhecer os produtos e serviços).
Sob o ponto de vista do consumidor: define uma imagem de empresa actualizada, demonstrando uma organização de carácter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade.
Consumer-to-business ( C2B ) é um modelo de negócio em que os consumidores (pessoas físicas) criar valor, e as empresas de consumir este valor. Por exemplo, quando um consumidor escreve comentários, ou quando um consumidor dá uma ideia útil para o desenvolvimento de novos produtos, então este indivíduo é a criação de valor para a empresa, se a empresa adopta a entrada. Conceitos são isentos crowd sourcing ea co-criação.
Outra forma de C2B é o comércio eletrônico modelo de negócio, no qual os consumidores podem oferecer produtos e serviços para as empresas e as empresas de pagá-los. Este modelo de negócio é uma inversão completa do modelo de negócio tradicional, onde as empresas oferecem bens e serviços aos consumidores ( business-to-consumer = B2C).Podemos ver este exemplo em blogs ou fóruns na internet onde o autor oferece um link para um negócio on-line facilitando a compra de algum produto (como um livro em Amazon.com), eo autor pode receber a receita da filial de uma venda bem sucedida. .
Este tipo de relação econômica é qualificada como um tipo de negócio invertido. O advento do regime C2B é devido a grandes mudanças:
- Conexão de um grande grupo de pessoas a uma rede bidirecional fez esse tipo de relação comercial possível. Os grandes meios de comunicação tradicionais são uma relação de sentido que a internet é um bidirecional.
- Diminuição do custo da tecnologia: As pessoas têm agora acesso a tecnologias que antes eram disponíveis apenas para grandes empresas (impressão digital e tecnologia de aquisição, computador de alto desempenho, software poderoso)
C2C (do inglês Consumer to Consumer) é uma referência ao comércio eletrônico que se desenvolve entre usuários particulares da Internet. Aqui o comércio de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final.
Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre. Os leilões online funcionam da seguinte forma: o consumidor coloca o seu produto para venda com um valor mínimo, e outros consumidores dão ofertas maiores para aquele produto. Quem dar o maior lance, num prazo determinado, leva o produto.
As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação. Lembrando que esses sites são apenas intermediários e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores dos produtos.
Fonte:
_______________________________________________________________________________
Professor Sebastião Assunção
Assinar:
Postagens (Atom)