Baseado no post do dia 21 de março, onde publiquei os slides de uma palestra que dei em algumas escolas públicas para formação de professores, resolvi criar uma série explicando cada um dos slides. Neste primeiro encontro falaremos dos sites de pesquisa. Lembrando que todos os textos deste blog são autorais e as fontes de alguns textos serão citados no fim do artigo. Autorizo a reprodução desde citado a fonte. Boa leitura.
Não é de hoje que o Google é o sítio de busca mais usado da internet. Na verdade essa história surgiu no ano de 1996 quando um grupo de amigos que faziam doutorado criaram um sistema de busca diferente dos existente até então. Hoje os sites de busca são parada obrigatória ao se navegar na internet. Mas você sabia que existem outros sites de busca? Existem sim. Outro site bem usado para vasculhar a internet é o Cadê do Yahoo e o Bing da Microsoft.
Mas como funcionam os sites de busca?
A idéia é simples. Ao digitar um termo qualquer no campo pesquisar do site e clicar em “pesquisar” entra em ação os “motores de buscas”. Esses motores vão direto ao verbete procurado. Em questão de segundos a pesquisa é realizada e a quantidade de páginas encontradas é apresentada.
Uma boa forma de sempre ser visto pelos “motores de busca” é marcar seus posts com palavras chaves chamadas de marcadores. Por exemplo para este post iremos usar como marcadores as palavras pesquisa e motores de busca.
Professor faça uma experiência, digite seu nome no campo pesquisar de um sitio de pesquisa da web e descubra tudo que já foi publicado a seu respeito na WEB. Você irá se divertir bastante.
Primeira interface do Google em 1996
No próximo post irei falar sobre os sítios de vídeos. Até lá!