Muitas pessoas podem pensar, ao se deparar com esta pergunta, que a internet é sim um lugar de plágio. Afinal vemos, a todo o momento, grandes e sítios e também pequenos blogs se utilizando de informações de outros sítios para sua sub-existência. Uma rápida pesquisa na internet nos revela milhares de páginas com o mesmo conteúdo e pior que isto com os mesmos erros de português. As pessoas na maioria das vezes não se interessam nem mesmo em ler o que está escrito. Gostam do titulo e pronto “tascam” um “CTRL+C e um CTRL+V” e pronto esta postado mais uma matéria “exclusiva” em seus blogs e sítios.
Mas nem só de colar e copiar vive a internet. Muitas pessoas usam a internet ou web 2.0 para expressar, realmente, seus conhecimentos, suas idéias, suas opiniões. E aqueles que as copiam estão fazendo nada mais que um plágio da idéia criada por outra pessoa.
A todo o momento vemos idéias incríveis na web 2.0. Verdadeiras idéias de autoria. E, as vezes, não precisa ser nenhuma idéia revolucionária. Bastam idéias simples e bem executadas para que alunos e professores possam desenvolver atividades em total harmonia. E com um bom nível de entendimento de ambas as partes.
A criação de um site – principalmente o da escola – envolve várias ferramentas de autoria. Programas de edição de textos, de imagens, de código fonte para a criação da página entre outros. Além do grande trabalho intelectual que envolve todos os alunos na criação dos textos, e diagramação e configuração da página.
Então, se a pergunta inicial questiona se a internet é um lugar de autoria ou de plágio? Não tenho a menor dúvida ao dar a resposta. Claro que a internet é uma ferramenta de autoria e como toda ferramenta de autoria sobre a influência de pessoas que abusam de sua agilidade e facilidade de acesso. Mas nada que destrua suas bases consolidadas e construídas como uma ferramenta que proporciona a criação de vários produtos educacionais.